bubblestips

Embora que as bolhas tenham estado conosco durante centos de anos, ainda são um efeito relativamente NOVO dentro das artes escénicas. Este é um fato que o desenhador criativo vai utilizar para sua vantagem. Lembre-se que a novidade é uma das coisas que faz que um efeito especial seja realmente especial, quanto menos uma audiência tenha visto um determinado efeito, maior é o efeito que este terá.

O entendimento de como trabalham as bolhas pode ajudar a conseguir melhores efeitos. Vamos começar com o básico, então. Por que as bolhas são redondas? A resposta, segundo parece, encontra-se na geometria.

Uma bolha compõe-se de um volume de ar contido numa “pele” de água e um espumigeno. Esta pele é muito elástica, pode-se ver isto soprando lentamente uma bolha, mas detendo-se antes que esta seja liberada. O protótipo de bolha se reduzirá paulatinamente, isto é porque a pele desta se estica e constantemente trata de reduzir sua superfície a menor possível.

bubblestips-02Agora, o fator limitante converte-se no ar atrapalhado dentro da bolha. Como resultado, a forma geométrica que contenha qualquer volume com menor superfície possível sempre é uma esfera. A bolha, então, forma uma esfera sem importar a forma do instrumento ou máquina que a produz.

Por que as bolhas rebentam? As razões são muitas: a vaporização do conteúdo de água, a turbulência de ar, ou mais comumente, o contato com uma superfície seca ou com ar seco. Quando uma bolha entra em contato com um objeto ou superfície seca, a água na pele da bolha sai da bolha, o que faz que a pele da bolha seja cada vez mais fina até que se forma um buraco em alguma parte da superfície. Uma vez formado o buraco, a tensão superficial atira dele para abri-lo mais e mais até que… BUM!

Agora que temos visto como se cria uma bolha, e por que aparece, oferecemos-lhes alguns conselhos para obter melhores EFEITOS com sua máquina de bolhas.

Apesar de que as bolhas são muito ligeiras, seguem sendo um pouco mais pesadas que o ar ao redor delas. Isto significa que tenderão a cair uma vez que forem sacadas fora da máquina. Por isto, a montagem da máquina de bolhas deverá ser feito o mais alto possível, o que aumentará tanto o tamanho como a duração do efeito. Se a montagem da máquina for de forma permanente, por exemplo, para o uso num clube noturno, assegure-se de que você terá fácil acesso à máquina para encher a bandeja de FLUIDOS. Nestas aplicações, a montagem da máquina no alto tem também a vantagem da mantê-la longe dos agitados clientes.

bubblestips-03É possível que deseje aumentar a área a cobrir com o efeito que as bolhas produzem, por exemplo, você deseja cobrir todo um cenário, para isto, basta que coloque um pequeno ventilador embaixo da máquina de bolhas. Empregue esta opção com precaução, já que, por causa do ventilador secam-se as bolhas mais rapidamente e aumenta a turbulência do ar, provocando que rebentem prematuramente. Para estes casos é realmente necessário o uso de fluidos de alta qualidade, tais como os efeitos de U.S.A. Bubbles Fluids.

Podem-se utilizar efeitos de bolhas em muitas situações nas que normalmente utilizaríamos um efeito de névoa.
Trate de empregar bolhas para cobrir a entrada de uma personagem, uma estrela, uma personagem “mágica” em seu show, como funciona especialmente bem para a Bruxa Boa Glinda em “O mágico de Oz.”.
Também pode usar bolhas para significar uma transição de uma cena realista, em uma sequência de um sonho ou realidade alterada, em uma representação teatral ou posta em cena em produções televisivas ou de cinema.

bubblestips-01Qualquer que for o uso que lhes encontrar, a incorporação de bolhas em sua apresentação acrescentará um efeito que a audiência provavelmente não tenha visto antes, além de limitar o uso excessivo dos efeitos padrão como o nevoeiro e luzes estroboscópicas.

E, como temos dito antes, mantê-los novos e frescos é o que faz “ESPECIAL” a nossos efeitos especiais.

Anime-se e gere novos efeitos em suas presentações… estas já não vão ser as mesmas.