dicas-efeitos-atmosfericos

 Incorpore-os ao show, evento ou a sua apresentação atreva-se a integrá-los e veja a diferença!

Estamos seguros de que mais de uma vez você pensou como lhe dar um toque especial a seu espetáculo, concerto… Neste artigo vamos comentar brevemente quais são os diferentes efeitos atmosféricos que você pode integrar em seus eventos, quais são as máquinas e acessórios adequados para consegui-los e, por último e não menos importante, que líquidos são necessários?

Fumaça:

dicas-efeitos-01O efeito fumaça consegue-se aquecendo um líquido até que a reação química o converte em vapor. É uma nuvem muito densa que sairá da máquina e que ficará claramente delimitada no espaço.
Denominam-se FOGGER às máquinas tradicionais de fumaça com as que criamos este efeito. Sua característica principal é que permitem conseguir um efeito rápido e de grande volume. Precisam um período de esquentamento, que vai variar dependendo da cada modelo.
Os líquidos que utilizam as máquinas FOGGER de todas as marcas são produzidos em base de água, as linhas de líquidos de USA são os Pro, Dj, Out Door, Stage & Studio, Low Fog y Haze Oil-Free. Diferenciam-se na densidade de fumaça que se consegue e no efeito final que se logra de acordo ao líquido utilizado.

Neblina:

dicas-efeitos-02Quando falamos de neblina nos referimos à necessidade de conseguir criar um ambiente de fumaça uniforme… e não a uma nuvem compacta, como no caso da fumaça.
No caso da neblina, fazemos que as partículas que saem da máquina estejam a temperatura ambiente. Ao não estar mais quente que o ar, a fumaça tende a se expandir mais lentamente, mas cobrindo uniformemente o espaço e criando uma atmosfera mais homogênea.
Com as máquinas Hazers podemos conseguir esta neblina através de dois sistemas, que se diferençam principalmente no tempo necessário para conseguir o mesmo volume e a estabilidade da partícula no ambiente.
•A primeira opção é a que utiliza a tecnologia HAZER. Consiste em descompor um líquido
(Baseado em azeite) injetando ar com um compressor. Desta maneira conseguimos o efeito imediatamente, sem necessidade de esquentamento da máquina. O líquido que utilizam estas máquinas é o Haze Crack-Oil.
A máquina HAZER é mais lenta do que outros modelos, mas tem a vantagem que a partícula que cria se mantêm mais tempo no ambiente.
•A segunda opção para conseguir o efeito neblina é a tecnologia denominada FAZER. Sua principal vantagem é que permite conseguir mais rapidamente o efeito, em menor tempo que uma HAZER, embora seja necessário aquecer o líquido para conseguir o efeito. Neste caso, a fumaça não sai diretamente ao exterior desde a caldeirinha senão que um ventilador refrigera a fumaça num compartimento, antes de ser expulso.
O líquido que utilizam as máquinas FAZER de todas as marcas é o Haze Oil-Free de USA.

Os objetivos fundamentais a atingir quando utilizarmos máquinas de efeitos de neblina e fumaça são a criação de ambientes e o reforço dos efeitos de iluminação.
As aplicações mais frequentes dos efeitos de fumaça e neblina são: a refração de fachos de luz em cenários e shows laser, a criação de espaços, ambientes e atmosferas de ficção em todo tipo de desenhos cênicos e em locais destinados ao lazer.
Além disso, é um reforço insubstituível na iluminação ambiental e de espetáculos. As partículas de fumaça e neblina “flutuam” em suspensão no ar do espaço cênico, servindo de “suporte sólido” para que a iluminação seja “vista no vazio”. Com isso conseguimos efeitos de movimento, de dramatismo e de volumetria, que criam um grande impacto visual.
É importante destacar como uma simples e econômica máquina de efeitos atmosféricos pode contribuir a melhorar notavelmente o resultado de uma determinada produção.

Fumaça baixa

dicas-efeitos-03A principal característica deste efeito é que a fumaça não tende a subir, senão a baixar.
Antes de sair do aparelho, a fumaça passa por uma zona na que é refrigerada. A temperatura das partículas desce de uma forma considerável e, ao serem expulsadas da máquina, não tendem a expandir se como nos modelos anteriores.
Os dois modelos de diferentes fabricantes que conseguem a fumaça baixa são o ICE MACHINE (que levam incorporada uma máquina FOGGER geralmente de 1000w) e os modelos tipo COLDFLOW, que são refrigeradores do volume de fumaça, mas que têm a particularidade de que podem ser utilizados por máquinas de fumaça FOGGER de qualquer outro fabricante.
Seu custo é comumente mais elevado do que as máquinas de fumaça e neblina, devido à necessidade de usar mais tecnologia.
Estes tipos de máquinas só funcionam com o líquido Smoke “Low Fog” de USA Liquids.
Geralmente este efeito vai associado diretamente à criação de ambientes “mágicos” e etéreos. Sempre foi um efeito muito apreciado naqueles desenhos que procuram um forte impacto criativo.
No caso de que o aparelho esteja colocado no chão, pode-se obter o efeito óptico e criar a sensação de “flutuar” sobre as nuvens ou de estar num meio paradisíaco.
Como a fumaça tende a cair, permitirá criar efeitos originais como o de cascata. Este efeito consegue-se situando a máquina em alto, fazendo desta forma que a fumaça desça de forma livre para o solo.

Neve:

dicas-efeitos-04A máquina que permite criar o efeito de copos de neve caindo é a FOAMER MACHINE. Colocando a máquina a uma altura determinada conseguirá que caiam pequenos copos de espuma, criando o efeito neve.
O líquido que se utiliza para conseguir este efeito é o USA Foam Fluí.

 

 

 

 

Espuma:

dicas-efeitos-05O efeito espuma consegue-se utilizando máquinas mais importantes, de maior porte e com capacidade de processar maior volume de líquidos. Desta forma cria-se um fluxo contínuo de espuma, que se acumula desde o solo. Chegar a criar grandes volumes é o objetivo deste tipo de efeito, cobrindo à audiência como nas denominadas ESPUMA-PARTY.
Neste caso, o líquido que se utiliza para criar espuma é das mesmas características químicas do líquido de neve, mas é preparado em concentrações maiores, USA Hi-Foam Fluid é sua denominação de origem.

 

 

Bolhas:

dicas-efeitos-06Usando uma máquina de bolhas para criar diversos efeitos teatrais é uma grande maneira de agregar um sentido da magia e beleza a qualquer apresentação ou show. Assim como temos diferentes tipos de máquinas de bolha, temos também diferentes tipos de líquidos para máquinas de bolhas. É possível que deseje experimentar com algumas antes de sua atuação.

Gere uma cascata suave de bolhas colocando várias equipes geradoras de bolhas perto do teto, parecerá que estão caindo por arte de magia.

Oriente a saída de uma máquina de fumaça de tamanho pequeno para o ventilador de rendimento de ar da sua máquina de bolhas para criar uma tormenta de bolhas cheias de fumaça. Isto fará que as bolhas sejam mais visíveis para o público, e após um tempo irromperão em pequenas nuvens de neblina, que é outro efeito interessante.

Use uma luz estroboscópica com uma nuvem de bolhas em cascata. Isto produzirá um efeito dramático e fascinante para as sequências de sonhos em obras de teatro e musicais, espetáculos de rock, os atos discoteca ou qualquer outro tipo de espetáculo que requerem este tipo de efeito.
Efeitos de bolhas estão sendo utilizadas em muitas produções de entretenimento televisivo e de teatro, grandes bandas de rock estão começando a incorporar em seus shows a emoção das bolhas, como Areosmith, Britney Spears e The Pussycat Dolls.

Importante:

  • Nunca deixe de ler o “Manual de Instruções da Máquina” como primeiro passo antes de utilizá-la, esta regra é aplicável a qualquer dos efeitos que se precise gerar.
  • Nas máquinas de tipo Fogger (com caldeira de esquentamento) devem deixar uma DISTÂNCIA DE SEGURANÇA de 50 cm no mínimo entre a saída da máquina e as pessoas.
  • A manutenção de sua máquina de fumaça é algo que deverá ter em conta com regularidade e em especial após de cada uso. Sempre deve limpar a máquina de fumaça de acordo às instruções do fabricante. Água destilada é o que se deve utilizar para fazer esta limpeza, qualquer for o tipo de máquina que deseje limpar. As máquinas de neblina HAZER que utilizam formulações em base a azeites, são a EXCEÇÃO a esta regra.
  • O fator mais importante que pode afetar em especial às máquinas de fumaça, é sua eleição de líquidos. É muito importante escolher um líquido de marca reconhecida, isto, sem dúvida, reduzirá os problemas de maneira significativa. Utilizar líquidos de marca incerta só acrescentará mais risco e custos de serviços de manutenção. Pense neste cenário, se alguém já gastou muito dinheiro numa máquina de fumaça cara, por que poupar em algo que é muito importante e vital para o coração da máquina de neblina? Outro tipo de líquidos contêm produtos químicos de menor qualidade, com menos pureza e maior quantidade de água, isto reduz seu tempo de efeito no ambiente e faz que desapareça mais rápido.
  • Não permita que o líquido de neblina se contamine. Sempre volte a colocar as tampas dos contentores de líquido das máquinas imediatamente após o enchido.

 

E por último… a pergunta que seguramente você se estará fazendo: podem ser nocivos os líquidos utilizados para criar EFEITOS ATMOSFERICOS (neblina, neve, fumaça, espuma ou bolhas)?
Rotundamente… NÃO.